A Floresta, os Serviços dos Ecossistemas e Oportunidades para o Interior -  Caminhada com Conversa, Piquenique no Campo e Plantação de Carvalhos

Esta é uma verdadeira actividade de conexão com a Natureza. Neste último Convite ao Interior, uma programação organizada pela Cooperativa QRER, a Proactivetur irá dinamizar numa caminhada pela floresta do barrocal algarvio, na companhia de convidados especialistas em áreas ligadas à sustentabilidade ambiental.

Teremos oportunidade de explorar temas de gestão e conservação da floresta, relacionados com valores biológicos ou com a criação de valor para o território, serviços do ecossistema e oportunidades para o interior.

Ao almoço, um piquenique no Moinho do Gentil, uma antiga azenha nas margens da Ribeira das Mercês, oferece a oportunidade de saborear alguns dos mais deliciosos produtos da região.

O programa continua já na aldeia de Querença com um momento de aprendizagem sobre a reflorestação em climas mediterrânicos, incluindo a selecção das plantas mais indicadas ou técnicas de rega adequadas. Um tema especialmente importante e actual no contexto de adaptação às alterações climáticas.

A participação numa acção simbólica de reflorestação num jardim é, igualmente, um contributo para a valorização dos ecossistemas e dos espaços verdes de usufruto público.

Sábado, 21 de dezembro de 2024

09:30 - 16:30

25€ * Inclui almoço de piquenique e a participação completa no programa.

PROGRAMA:

09h30 - Início da actividade na Fonte Filipe.
Caminhada com conversa, em plena zona florestal, na companhia de Convidados especialistas em temas relacionadas com Floresta.

13h00 - Piquenique no Moinho do Gentil e momento de convívio em grupo

14h30 - Querença
Conversa com um arquitecto paisagista: “Novas abordagens de reflorestação em climas mediterrânicos”.
Acção de reflorestação simbólica no jardim, com plantação de Carvalhos.

16h30 - Encerramento

CONVIDADOS:

Joaquim Teodósio - Biólogo, especialista em temas relacionados com Conservação da Natureza, Regeneração e Restauro de Habitats. Coordenador de diversos projectos de conservação de espécies ameaçadas, através da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, é ainda membro da Direcção Nacional ad FSC (Forest Stewardship Council), em representação daquela associação.

Luís Brás - Agrónomo, especialista em Ordenamento do Território e conhecedor da Flora Algarvia. Durante vários anos colaborou em projectos de investigação e monitorização da flora algarvia pela Associação Almargem, bem como em acções de avaliação de impacto ambiental na região. 

João Marum - Arquitecto Paisagista e empresário especialista em Jardinagem Mediterranica e utilização de plantas autóctones. Responsável por vários projetos de jardinagem e remodelação de espaços verdes orientados para climas mediterranicos. 


Inscrições aqui.

Anterior
Anterior

Procuramos guia de ecoturismo para estágio profissional

Próximo
Próximo

Colecção “Hope” apoia artesãos em dificuldades na Palestina