Rocha da Pena

Com os seus 470m de altitude, a Rocha da Pena apresenta-se imponente e marcante na paisagem da região. Formada por uma cornija escarpada de calcários, com uma altura média de 50m, e um planalto de 2km de comprimento, este local foi em tempos idos ocupado permanentemente pelo Homem que lá deixou vestígios da sua presença, testemunhos de antigas civilizações. Hoje é uma área classificada, onde a presença humana é irregular e pontual, assinalada sobretudo pelos poucos agricultores que ali se deslocam para tratar das suas produções de frutos secos, em especial de alfarroba, por caminhantes e praticantes de escalada.

Nesta caminhada, revisitamos alguns sítios onde habitaram antigas civilizações, desde a Idade do Ferro, passando pelo período islâmico. Observaremos alguma da grande diversidade botânica que aqui existe, caracterizada pela existência de mais de 500 espécies, algumas endémicas, como o Narcissus calcicola ou a Palmeira-anã, e tentaremos encontrar a rara Águia de Bonelli, o maior predador alado do Algarve que fez deste local o seu habitat!

A caminhada, conduzida por um experiente guia, profundo conhecedor da região e dos seus valores naturais, é de dificuldade média, devido a algumas subidas mais íngremes e ao piso rochoso que iremos encontrar no topo do planalto. É, no entanto, uma excelente oportunidade para conhecer um pouco melhor o Algarve rural, a transição do barrocal para a serra, e alguns dos seus valores mais exclusivos.

CATEGORIA / TIPO: Guiado

IDEAL PARA: Pequenos grupos (mínimo 2 pessoas)

DURAÇÃO: Meio dia

DIFICULDADE: Médio

INCLUI:
- Seguros de responsabilidade civil e acidentes pessoais
- Guia de caminhada

NÃO INCLUI:

- Refeições
- Transporte para a Penina

PONTO DE ENCONTRO:

Aldeia da Penina
https://goo.gl/maps/xoLaAC7iryw

O QUE TRAZER:

- Calçado confortável;
- Chapéu

Contacte-nos para mais informações

Próximo
Próximo

O belo vale verdejante da Benémola