Proactivetur reconhecida com o selo “Sustainability Engaged”
A Proactivetur esteve entre as 100 empresas reconhecidas com o selo “Sustainability Engaged”, um nível de distinção atribuído pelo Turismo de Portugal no âmbito do Programa Empresas Turismo 360. Foi com grande satisfação que vimos, desta maneira, reconhecido o nosso trabalho que desde o início se norteia pela missão de promover um turismo sustentável no Algarve e Baixo Alentejo.
O evento teve lugar a 25 de setembro de 2024 em Alcobaça e contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
O selo "ESG Engaged" reflete o compromisso das empresas de turismo com práticas ambientalmente responsáveis, através da implementação de medidas concretas e mensuráveis, que foram reportadas através da Ferramenta Organizacional de Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST).
Aderimos ao programa “Empresas Turismo 360” em 2021 e após reportarmos o nosso desempenho em sustentabilidade de 2022 e 2023 na ferramenta Forest, conseguimos a atribuição do selo.
Consideramos fundamental que as empresas adiram a este programa, pois é uma forma de se organizarem e disporem das ferramentas necessárias para a adopção de melhores práticas em vários domínios da sustentabilidade – “Environmental, Social, and governance” (ESG).
Não se pode dizer que o processo seja fácil e imediato, mas está feito de forma a que as empresas possam evoluir no caminho certo, estabelecendo e monitorizando indicadores ajustados à sua dimensão e realidade, capazes de as tornar mais eficientes, mais alinhadas com exigências do mercado internacional e, acima de tudo, contribuírem para esta nobre missão nacional.
“O Programa Empresas Turismo 360º visa promover práticas responsáveis nos pilares ambiental, social e da governação, assegurando às empresas melhores condições de acesso ao financiamento, otimização da eficiência, e um desempenho financeiro mais sustentável. Este Programa enquadra-se nos pilares do Turismo de Portugal e visa posicionar o país como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo” (in Turismo de Portugal)